Não consigo largar de Clarice, esse é o meu primeiro livro lido de 2019.

Ano novo. Com ele chega aquela sensação de renovação, de poder mudar hábitos e melhorar a rotina com novas promessas. Pensando nisso, para 2019, gostaria de propor um desafio diferente. Esse desafio trará um fôlego a mais para encarar os dias que, nos últimos tempos, parecem estar mais difíceis.

Vamos ler mais esse ano!

É preciso conhecer nossa história, saber o que ocorreu no passado e como isso está refletindo, agora, no presente, de maneira contínua. Estamos em um futuro inimaginável, mas, parando para refletir um pouco, quase previsível.

Somos o maior país da América Latina e, mesmo assim, nos encontramos cada vez mais distantes dessa cultura continental, cada vez menos latinos. Consumimos tudo o que nos empurram de fora, valorizamos mais o que não nos pertence e terminamos esquecendo da riqueza que temos em nossos quintais.

Em busca de reverter essa situação, o projeto de leitura desse ano do ‘Nossa Literatura’ entrará no verdadeiro conceito da ideia do blog, exploraremos um pouco mais a literatura que nos pertence, aquela que já começou a refletir pelo resto mundo, mas se torna opaca por aqui. A nossa literatura latino-americana é forte, resistente, o espelho de quem somos e deve ser esmiuçada com tal.

Mulheres e homens dedicaram a vida para nos contar histórias, não podemos permanecer à deriva. Toda literatura é importante, mas devemos valorizar, principalmente, aquela que nos contempla e nos torna visíveis ao mundo.

Sei que a nossa fila de leitura só aumenta a cada dia, mas, mesmo assim, vou indicar 12 livros de escritores latino-americanos para lermos em 2019. Nada mais animador que aumentar essa lista, não é mesmo?

Para comprar qualquer livro basta clicar na imagem 🙂

Brasil: Uma das minhas escritoras favoritas, o poder de Clarice é sentido em cada página, quase palpável. Esse está sendo o primeiro livro que estou lendo esse ano.
Chile: Neruda foi um dos mais importantes escritores Chilenos, ganhando, inclusive, o prêmio Nobel de Literatura. Será o primeiro contato que terei com o autor.
Cuba: narrando a história de um escritor, com esse livro, Padura se tornou autor conhecido internacionalmente. Não poderia ficar de fora da lista.
Argentina: O livro revolucionário que até hoje inquieta leitores. Cortázar é um dos responsáveis por difundir a literatura latino-americana pelo mundo inteiro.
Colômbia: Um dos melhores livros que já tive o prazer de ler. Gabo está entre os principais nomes da literatura latino-americana, e não é para menos, seus livros são verdadeiras obras-primas.
Uruguai: o livro póstumo de Mario Levrero finalmente foi publicado no Brasil, um romance sobre o desejo de escrever romances. Sem decepcionar, o autor deixa uma grande obra.
México: o realismo mágico também foi explorado por Garro, escritora mexicana que não deixa nada a desejar. Será o primeiro livro da autora que lerei.
Peru: quase autobiográfico, o livro mistura ficção e realidade, nos envolvendo nos principais acontecimentos do século XX na América Latina, tudo isso pela visão de Llosa, peruano ganhador do Nobel de literatura.
Chile: o romance mais famoso da escritora chilena, que nos leva por uma viagem que jamais poderemos esquecer. Forte e inquietante.
Chile: ao falar de literatura latino-americana não podemos deixar de falar de Bolaño e, ao falar dele, lembramos de um dos seus principais livros, apesar de ser difícil escolher, esse é o indicado.
Brasil: de uma escritora forte não esperamos menos. Conceição Evaristo não nos dá descanso quando resolve mostrar a realidade nua que, por vezes, tentamos maquiar. Indispensável.
Uruguai: Galeno reescreve a história da América Latina, expondo mais de 500 anos de exploração e miséria social. O livro que todos deveríamos ter na cabeceira.
Um extra indispensável:
México: tocante, íntimo e único, são palavras que consigo encontrar para esse romance. Rulfo se tornou um dos meus escritores favoritos, Pedro Páramo não é apenas uma leitura, mas uma experiência.

É realmente difícil escolher 12 livros em meio ao mundo literário que temos por aqui, até extrapolei e terminei indicando 13.
Fiz essa lista com cuidado e baseada em autores que já conheço e uns três que quero muito conhecer esse ano. Espero que vocês gostem e leiam pelo menos um livro dessa lista, já será motivo de alegria para mim.
Em qual você ficou mais interessado?
Qual livro você acha que faltou na lista? Me conta. 🙂

Anúncios

5 comentários em “Projeto de leitura ‘Nossa Literatura’ em 2019

  1. Muito obrigado, ELIZIANE

    pela visita ao UAÍMA. Escrevi e publiquei vários livros considerados sofisticados, mundo afora. Os idiomas, medicina, sociologia, música e literatura. Gostei muito de sua página de muito bom gosto.

    Um beijo e um abraço. A Casa UAÍMA é sua.
    DARLAN

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s