Resenha

[RESENHA] “Um amor incômodo”, de Elena Ferrante

Livro: Um amor incômodo
Ano: 2017
Páginas: 173
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance
Autora: Elena Ferrante
Tradução: Marcello Lino
ISBN: 8551001388, 9788551001387


Elena Ferrante é o pseudônimo de uma autora italiana – eu acredito realmente que se trata de uma mulher – que teve o seu primeiro livro (Um amor Incômodo) lançado no ano de 1996. Porém, a publicação só chegou ao Brasil ano passado.

O livro, dedicado à mãe da autora, traz para os leitores a narrativa da vida de Délia, filha de Amália, logo após descobrir que sua mãe foi encontrada morta no mar.

Após ver o corpo de sua mãe, já sem vida, vestido apenas com um sutiã, Délia sentiu a dor e o medo de se acabar, mesmo sem saber onde ou como. A partir daí, Délia volta para Nápoles, cidade natal dela e de sua mãe, para tentar descobrir o que houve com aquela mulher, que viveu com um marido ciumento e violento, três filhas e com desejos engolidos a força por medo de represálias.

Extremamente profundo e intimista, a cada página somos expostos para sentimentos incômodos, que nos fazem questionar nossas seguranças e achismos sobre o mundo que envolve a relação afetiva entre mães e filhas. Ferrante expõe uma verdade que está estampada na cara, mas que a viramos para desviar e fingir que o amor de mãe, o amor de pai e o amor dos filhos, sempre é perfeito e livre de julgamentos e propensões negativas.

Os passos de Délia são os passos de Amália, que queria, a todo custo, se desligar da mãe, sentindo as formas de seu corpo, as feições e maneira de agir presas ao que Amália costumava ser. As grandes descobertas que a personagem faz, são descobertas que os leitores sentem o prazer de fazer, igualmente. Sem truques ou mágica, a autora italiana nos entrega um romance que, apesar de curto, é forte e igualmente importante para olharmos o íntimo de nossas relações cotidianas.

Avaliação: 5★

“Nenhum ser humano jamais se desligaria de mim com a mesma angústia com que me desliguei da minha mãe apenas porque nunca consegui me apegar a ela definitivamente.”

Gostou desse livro? Em parceria com a Amazon conseguimos um desconto ótimo pra ele, é só clicar aqui e aproveitar a leitura! 🌟 ✨ 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s